
Um dia houve um terramoto muito violento que afundou o continente da Atlântida, provocado por um vulcão. À superfície do oceano ficaram os cumes das montanhas que hoje são as nove ilhas dos Açores.
Numa dessas ilhas vivia um rei com a sua única filha. Ela, todos os dias, ia passear para o bosque e apanhava flores para fazer colares e pulseiras. Num desses dias ouviu uma música tocada por um pastor que tentava entreter as suas ovelhas que pastavam nos verdes prados. A princesa encantada com a música aproximou-se do pastor e ele ficou apaixonado por ela.
Ele tocava melodias para agradar a filha do rei e eles encontravam-se às escondidas de toda a gente. O rei já andava desconfiado, pois achava estranho as muitas saídas da sua filha e esta até já tinha o casamento programado com um príncipe.
A princesa pediu ao pai para a deixar despedir–se do pastor e os dois encontraram-se no cume da montanha e começaram a chorar tanto, tanto, que encheram a lagoa, uma parte com água azul das lágrimas vindas dos olhos azuis da princesa e a outra parte da lagoa com água verde vinda das lágrimas dos olhos verdes do pastor.
Esta é a lenda das Sete Cidades, uma freguesia da Ilha de S. Miguel, no Arquipélago dos Açores.
Olá 3º B. Acho que agora só vos falta ler a Aventura nos Açores. E podem requisitar na biblioteca! Beijinhos
ResponderEliminar