sábado, 26 de março de 2011

Apagão -26 de março -

A organização ambientalista WWF apela a todos os cidadãos para participarem no "apagão" global marcado para 26 de março, uma iniciativa de defesa do planeta que se repete este ano e pretende alargar-se a comportamentos de todos os dias.
O objetivo da Hora do Planeta, que será entre as 20:30 e as 21:30, é levar os cidadãos a desligarem as luzes, assinalando o seu compromisso com o planeta, partilharem histórias e ações que beneficiem o planeta, através da internet, e adotarem comportamentos diários sustentáveis, como explica um comunicado da WWF.

A iniciativa iniciou-se em 2007, em Sidney, e no ano passado "foi a maior ação voluntária contra o aquecimento global da história", com 128 países e mais de 4.500 cidades em todo o mundo a apagarem as suas luzes por esta causa.

Em Portugal, a Hora do Planeta é celebrada desde 2009 e em 2010 abrangeu 24 cidades, duas vilas e centenas de monumentos e obras nacionais, como a Ponte 25 de Abril ou o Cristo Rei, segundo a organização.

Este ano, a organização "espera que o número cresça, com muitas cidades e portugueses a se juntarem a este movimento global, inspirados nesta ação simbólica que é a de apagar as luzes por uma hora, e no seu dia a dia fazerem mais pela proteção do nosso planeta”, como refere Ângela Morgado, da WWF, citada no comunicado.

"O crescimento da Hora do Planeta nestes quatro anos veio provar que centenas de milhões de pessoas querem fazer mais para proteger o seu planeta", afirma o cofundador e diretor executivo da Hora do Planeta, Andy Ridley.

Em fevereiro, no sítio earthhour.org, vai ser lançada uma plataforma que permitirá aos participantes partilhar histórias do que estão a fazer ou a planear fazer para marcar a diferença relativamente à proteção do planeta.

A WWF é uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação, com quase cinco milhões de membros e uma rede global ativa em mais de 100 países. A missão da WWF é travar a degradação do planeta e construir um futuro no qual os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, pela preservação da diversidade biológica do mundo, garantindo que o uso dos recursos naturais renováveis seja sustentável e promovendo a redução da poluição e do desperdício

1 comentário:

  1. bom muito boa essa ideia!! se todos colaborarem vai dar certo sim.

    ResponderEliminar