segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia da Criança


Um Feliz Dia da Criança para todas as crianças e, em especial, para os nossos alunos.

Divirtam-se e aproveitem este dia livre!




Queres saber mais sobre este dia especial?

Segue este link http://www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101111&m=2

sábado, 29 de maio de 2010

Dia de bolo à fatia...

Criançada e gente adulta, não se esqueçam que esta segunda-feira, dia 31 de Maio, também é dia de bolo à fatia na nossa escola durante o intervalo da manhã.
Boas vendas, amiguinhos do 4ºA! Tu que vais comprar, escolhe bem...

Ementa Semanal

sábado, 22 de maio de 2010

Projecto Fantasiarte 2010



A EB1/JI de Quinta do Anjo vai marcar presença no Projecto Fantasiarte 2010, contando com os trabalhos que alunos e professores têm vindo a realizar na área do ensino das expressões. Esses trabalhos irão ser apresentados no Cine-Teatro S.João (Palmela), com início dos trabalhos agendado para o dia 24 de Maio de 2010.

Consulte aqui a programação do Projecto Fantasiarte.

Fantasiarte 2010

Grandes Ilustrações - Contos de Hans Christian Andersen


O ”Canto do Elfo”, é uma exposição temporária, uma elegia à alegria de viver e uma

elegante celebração, desenhada para o espaço museológico, com as pessoas e

instituições, que entretanto se foram envolvendo, ao longo de vários meses, no processo

criativo. À PARTIDA SÓ HAVIA UMA IDEIA, um título, uma frase de H.C. Andersen

e a condição de fazer acontecer algo que não implicasse comprar nada. Tudo

imaginação, tudo habilidade, tudo criação e nada de truques. O resultado foi

surpreendente. A exposição pode ser vista no Museu do Trabalho Michel Giacometti, a

partir de 24 de Abril, pelas 15 -00, integra mais de duas dezenas de obras de grande

originalidade, realizadas por simples criadores, seres tímidos sensíveis inocentes e

nobres de espírito, “tocados” pela magia dos Elfos.

Associaram-se ao “Canto do Elfo” as seguintes pessoas e instituições:

APPACDM-CAO 1 de Setúbal, Estabelecimento Regional Prisional de Setúbal, Escola

Secundária Dom Manuel Martins em Setúbal, Escola Básica 2,3 Secundária da Bela

Vista em Setúbal, Centro Comunitário de S. Sebastião em Setúbal, Coral Infantil de

Setúbal, Escola Básica e Jardim Infância da Quinta do Anjo, bem como diversos artistas

plásticos e pessoas do próprio Museu do Trabalho Michel Giacometti, que sob a

orientação de Luís Valente, construíram um imenso coração vermelho vivo, bem no

centro do museu.

A Escola Básica e Jardim Infância da Quinta do Anjo, através dos alunos do 3º e 4º anos de escolaridade, desenvolveram o trabalho criativo “Personagens”, o qual foi orientado pelo docente Carlos Samina.


Ementa Semanal

segunda-feira, 17 de maio de 2010

domingo, 16 de maio de 2010

Maratonas...leitura e ciência

O nosso dia 12 de Maio foi uma “maratona”... com algum mistério!
Nós, alunos do 2ºB, começámos a nossa aula com experiências, pois tentámos confirmar se aquilo que o António um dia disse numa das nossas aulas se se confirmava ou não.
“ Eu consigo ver no escuro!”
Na sala foram colocadas 3 caixas e nelas havia um buraco com a forma de uma fechadura, pelo qual tínhamos de espreitar e confirmar se conseguíamos, ou não, ver no escuro. Durante esta actividade cheia de mistério, lá apareceu uma situação muito curiosa, é que ficámos a saber quem foram os nossos vencedores dos “Doces Desportivos” dos meses de Março e Abril.
Os vencedores foram premiados com alimentos saudáveis, mais propriamente com produtos hortícolas: alfaces, cenouras, tomates, rabanetes e coentros. Com esses produtos fizemos uma “colorida e deliciosa” salada, a qual comemos durante a hora do almoço e até oferecemos salada a alguns colegas de outras turmas que estavam, também, no refeitório a comer.
Depois foi treinar… ensaiar…ler... reler…cantar… pois estava a chegar a nossa hora de participar na 5ª Maratona da Leitura do Agrupamento de Escolas de Palmela. Participámos nesta iniciativa com lenga-lengas para lermos aos alunos da sala verde do Pré-Escolar, contámos a lenda “ O relógio de cuco” e, por fim, “voámos” ao cantar uma música que todos nós gostamos e que cantamos todos os dias na nossa sala. Aqui ficam os nossos registos em fotografia e a música “Voar”.



Nos dias seguintes continuámos a fazer experiências com a luz e procurámos descobrir se os materiais deixam passar a luz da mesma maneira, ou seja, experimentámos diferentes materiais para observarmos uma imagem e descobrimos que esses materiais na presença da luz poderão ser: transparentes, translúcidos e opacos.

domingo, 9 de maio de 2010

sábado, 1 de maio de 2010

Um dia nos serviços da Freguesia de Quinta do Anjo

A turma do 2ºB aproveitou a manhã do dia 30 de Abril para conhecer e utilizar alguns serviços da freguesia de Quinta do Anjo. Assim, a manhã começou pela utilização dos serviços da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, pois foi lá que os alunos conseguiram enviar um Fax que fora elaborado na sala de aula dirigido a um dos Encarregados de Educação. Houve, pois, a oportunidade de ver como funciona este meio de comunicação chamado de Fax; depois de enviado recebemos a confirmação que a mensagem enviada tinha sido recebida pelo destinatário e, minutos depois, chegou a resposta do Encarregado de Educação ao Fax enviado pelos alunos.
Agradecemos a atenção e colaboração dos funcionários da Junta de Freguesia e do Sr. Ricardo (pai da Mariana)... Obrigado a todos!
Seguiu-se caminho em direcção ao Mercado de Quinta do Anjo e lá encontrou-se alguns serviços: café, mercearia, correios, esteticista, bancadas de venda...
Logo à entrada, as crianças receberam a atenção de um "fiel" do mercado, sabes o que é? Tenta descobrir o que é e envia a tua resposta através do comentário a esta mensagem.
As crianças dirigiram-se para o serviço que precisavam de utilizar, pois tinham cartas para enviar aos respectivos pais. Assim sendo, utilizaram os serviços dos CTT-Correios e aqui neste serviço houve oportunidade para aprender muitas coisas, utilizar balanças analógicas e digitais, e até houve alguns alunos que aproveitaram para ler algumas notícias do dia...
Mais uma tarefa cumprida e restava pouco tempo mas, ainda, houve oportunidade para as crianças fazerem uma "agradável" surpresa a um colega da turma que está doente há já algumas semanas...
"As melhoras para ti Artur e regressa à escola depressa, pois todos nós temos saudades de ti e queremos brincar contigo!"
Depois foi apressar o passo em direcção à escola, pois estava a chegar a hora do almoço.