domingo, 16 de maio de 2010

Maratonas...leitura e ciência

O nosso dia 12 de Maio foi uma “maratona”... com algum mistério!
Nós, alunos do 2ºB, começámos a nossa aula com experiências, pois tentámos confirmar se aquilo que o António um dia disse numa das nossas aulas se se confirmava ou não.
“ Eu consigo ver no escuro!”
Na sala foram colocadas 3 caixas e nelas havia um buraco com a forma de uma fechadura, pelo qual tínhamos de espreitar e confirmar se conseguíamos, ou não, ver no escuro. Durante esta actividade cheia de mistério, lá apareceu uma situação muito curiosa, é que ficámos a saber quem foram os nossos vencedores dos “Doces Desportivos” dos meses de Março e Abril.
Os vencedores foram premiados com alimentos saudáveis, mais propriamente com produtos hortícolas: alfaces, cenouras, tomates, rabanetes e coentros. Com esses produtos fizemos uma “colorida e deliciosa” salada, a qual comemos durante a hora do almoço e até oferecemos salada a alguns colegas de outras turmas que estavam, também, no refeitório a comer.
Depois foi treinar… ensaiar…ler... reler…cantar… pois estava a chegar a nossa hora de participar na 5ª Maratona da Leitura do Agrupamento de Escolas de Palmela. Participámos nesta iniciativa com lenga-lengas para lermos aos alunos da sala verde do Pré-Escolar, contámos a lenda “ O relógio de cuco” e, por fim, “voámos” ao cantar uma música que todos nós gostamos e que cantamos todos os dias na nossa sala. Aqui ficam os nossos registos em fotografia e a música “Voar”.



Nos dias seguintes continuámos a fazer experiências com a luz e procurámos descobrir se os materiais deixam passar a luz da mesma maneira, ou seja, experimentámos diferentes materiais para observarmos uma imagem e descobrimos que esses materiais na presença da luz poderão ser: transparentes, translúcidos e opacos.

Sem comentários:

Enviar um comentário