domingo, 7 de março de 2010

Olá, Vicente!



Na 6ªfeira recebemos umas visitas na nossa sala (sala 3 – 2ºB), pois durante a manhã contámos com a presença da mãe da Mariana Simões e do Vicente. Muitos já devem estar a perguntar:
-Mas, afinal, quem é o Vicente?
Bem, o Vicente é uma ave da família corvidae, ou seja, trata-se de um corvo. Durante largos minutos tivemos o privilégio de observar este animal e as suas características. A mãe da Mariana falou-nos que o Vicente tem 3 anos de idade e que já consegue imitar alguns sons humanos: diz algumas palavras, imita sons como o da ambulância, etc.
Por isso, o corvo é uma ave que apresenta comportamentos complexos e que exibem alguns sinais de inteligência.
Quanto à sua alimentação, é um animal
omnívoro, ou seja, come um pouco de tudo até pequenos invertebrados, sementes e frutos; também pode ser necrófago, na medida que come restos orgânicos (plantas e animais mortos), reciclando-os e retornando-os à cadeia alimentar para serem reaproveitados pelos demais organismos vivos. O corvo é um grande “amigo” do ambiente, pois também ele faz reciclagem.
Na nossa sala tínhamos umas minhocas e umas lagartas que estavam no nosso Viveiro de Minhocas e oferecemos ao Vicente, ele pegou nelas com o bico mas não tinha muito apetite. Procurámos tratar bem esta nossa visita, mas ele já estava a ficar um pouco assustado com tanta gente à sua volta.
Um muito obrigado ao Vicente e à Sra. Carla pela visita que nos fizeram. Fiquem bem!...











Sem comentários:

Enviar um comentário