segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 de Abril

"Foram dias foram anos a esperar por um só dia. Alegrias. Desenganos. Foi o tempo que doía com seus riscos e seus danos. Foi a noite e foi o dia na esperança de um só dia."

Manuel Alegre


Clica no título destacado e fica a saber o que foi o 25 de Abril de 1974 - "Revolução dos Cravos" - .

sexta-feira, 22 de abril de 2011

sábado, 2 de abril de 2011

"Conto e Reconto...acrescento um ponto!" - 3ºB

Há muitos, muitos anos atrás, havia uma cidade chamada Atlântida que se situava no meio do Oceano Atlântico. Os habitantes da Atlântida eram os atlantes que usavam jóias feitas de metal , mais valiosas que o ouro, e de pedras preciosas. Os atlantes tinham uma autêntica vida luxuosa!

Um dia houve um terramoto muito violento que afundou o continente da Atlântida, provocado por um vulcão. À superfície do oceano ficaram os cumes das montanhas que hoje são as nove ilhas dos Açores.

Numa dessas ilhas vivia um rei com a sua única filha. Ela, todos os dias, ia passear para o bosque e apanhava flores para fazer colares e pulseiras. Num desses dias ouviu uma música tocada por um pastor que tentava entreter as suas ovelhas que pastavam nos verdes prados. A princesa encantada com a música aproximou-se do pastor e ele ficou apaixonado por ela.

Ele tocava melodias para agradar a filha do rei e eles encontravam-se às escondidas de toda a gente. O rei já andava desconfiado, pois achava estranho as muitas saídas da sua filha e esta até já tinha o casamento programado com um príncipe.

A princesa pediu ao pai para a deixar despedir–se do pastor e os dois encontraram-se no cume da montanha e começaram a chorar tanto, tanto, que encheram a lagoa, uma parte com água azul das lágrimas vindas dos olhos azuis da princesa e a outra parte da lagoa com água verde vinda das lágrimas dos olhos verdes do pastor.

Esta é a lenda das Sete Cidades, uma freguesia da Ilha de S. Miguel, no Arquipélago dos Açores.