quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Prepara-te... a Semana da Leitura está a chegar


Ciência Divertida

Está a decorrer na nossa escola, a atividade mensal, Ciência Divertida. 

Desta vez queremos ensinar a combater um fogo. 

Assim, perguntamos aos nossos alunos:

Achas que consegues apagar uma chama sem usar água?

Depois, metêmo-los a experimentar.


E assim se faz Ciência!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

MALETA DOS ENCANTOS



“ A maravilhosa travessia de Mário “ foi a história que veio na Maleta dos Encantos (uma proposta da biblioteca escolar) para a Glória Vila ( 2º B ) e seus pais e irmã prepararem e apresentarem no dia 31 de Janeiro, 5º feira, aos coleguinhas da turma, à professora Salomé e à professora Madalena da biblioteca .

Depois de muito treinar a leitura, a Glória apresentou com a irmã Beatriz esta linda história que nos fala de um menino que queria ouvir a sua língua numa parte de África, em Angola , sítio este que era o seu destino de viagem .

No fim de semana anterior à apresentação, o pai Rogério encarregou se de “ construir “ com  plasticina as personagens da história e vesti-las  com roupas (quer a plasticina, quer o material para as roupas estava dentro da maleta ) e foi de opinião geral que se deveria fazer o “ Mário “ e a menina de quem ele se tornou amigo em Angola.

 A mana Beatriz teve a ideia de levar animais que simbolizassem África, além dos que entravam na história (leopardo, pássaro, elefante, girafa, macaco, tigre branco). Resolvemos que o pássaro a quem o Mário deu o nome de “ Angola “ seria um papagaio !

A mãe Clarissa sugeriu que a Glória fosse a narradora e que nas partes do texto em que houvesse diálogo a Beatriz falasse. Foi também a Beatriz que mostrou as personagens e os animais enquanto a mana Glória lia a história.  

Os colegas da turma ouviram com atenção a história, colocaram perguntas e responderam às que foram feitas pela Glória, pela Beatriz e pelas professoras Salomé e Madalena e... portaram – se muito bem !

Foi um momento em que todos percebemos como é bom ler e ouvir histórias ! Esperamos que tenham gostado!

 Até à próxima …. Beijinhos da família Vila !

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Desfile de Carnaval 2013

TURMA DO 2ºA VENCE CONCURSO

A turma do 2º A, da nossa escola, venceu na categoria B o concurso " À volta da dança 2012" promovido pela Companhia DançARTE residente no teatro São João em Palmela.

O concurso surgiu no seguimento da apresentação do espetáculo, " Pé de Balançé" a que os alunos, da escola, assistiram.

Esta turma deu asas à imaginação criando um trabalho de expressão plástica.

Parabéns ao 2ºA.