terça-feira, 26 de junho de 2012

Encerramento

No último dia de escola foi o Arraial e assim encerrámos mais um ano.

Contámos com a presença os Gaiteiros do Grupo Bardoada com sede no Pinhal Novo.

Agradecemos muito o contributo de todos os amigos que participaram na festa (os Gaiteiros e as jovens do Hip Hop da S.I.M.)

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O verão chegou ao início da madrugada.

O solstício de verão aconteceu às 00h09m. O instante marca o início do verão no hemisfério norte.

A estação prolonga-se por 93 dias dias até ao próximo equinócio que ocorre no dia 22 de setembro, às 15h49m.

Para Ricardo Reis, do Centro de Astrofísica do Porto, o solstício de verão serve sobretudo para marcar as estações, no dia em que o sol passa mais tempo acima do horizonte. Por isso, aproveita bem o maior dia do ano.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

4 de Nylon

Ontem, a biblioteca da nossa escola, encerrou a atividade " Deixem-me contar" com uma adaptação da estória " O patinho feio" de Hans Christian Andersen com o acompanhamento musical, à guitarra, pelos músicos Nuno Murteira e Miguel Silva.



Podem seguir o projeto " 4 de Nylon" que eles integram em:
http://pt-br.facebook.com/pages/4-de-Nylon/186531588074918

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Convidamos todos os alunos e seus familiares a participarem na festa/arraial de encerramento, na sexta-feira, 15 de junho.

Irá realizar-se a entrega de Diplomas aos alunos Finalistas da Pré e do 1º Ciclo e teremos muita animação pela noite dentro.

Para alimentar as barriguinhas teremos caracóis e bifanas. 

A entrada por pessoa é 1 euro. 

domingo, 10 de junho de 2012

Mais algumas fotografias do encontro com a ilustradora Madalena Matoso.
Caso tenha dificuldade em ver o vídeo clique no nome do album.





Um dia com Madalena Matoso...

No dia 8 de junho tivemos a visita da ilustradora Madalena Matoso na nossa escola, tendo havido um momento para cada turma ter contato direto com a ilustradora. Nesse momento de partilha houve oportunidade para fazer perguntas, dialogar sobre os livros que já ilustrou, novos projetos e trabalhos, e até para contar algumas estórias, desde as obras literárias, passando por alguns episódios da vida pessoal e profissional relacionados com as ilustrações e as estórias dos seus livros. Houve, ainda, a possibilidade de compreender o processo que envolve a ilustração de um livro e o seu fabrico nas editoras.
A turma B do 4º ano de escolaridade colocou algumas perguntas e obteve as seguintes respostas da ilustradora Madalena Matoso:

Em que se inspirou para escrever este livro? Será que foi no seu cabelo ou faz parte de alguma novela da sua vida?
“Enquanto o meu cabelo crescia…” é uma estória sobre cabeleireiros, pois há um episódio da minha vida em que tive o desgosto de cortar o meu cabelo curtinho…

Está a pensar continuar a novela  “Enquanto o meu cabelo crescia…”?
Talvez... vocês gostaram dessa novela? Há ideias e projetos em carteira, mas posso propor a continuidade desta novela.


Por que motivo escolheram as músicas de Sérgio Pelágio? Quem é este músico e como se conheceram?
O Sérgio Pelágio é um guitarrista que procurou o nosso projeto, pois ele, na altura, estava a desenvolver um trabalho cénico em termos de teatro, necessitando de encontrar uma estória para depois realizar um trabalho em que articulasse a música com a literatura. Ele tocava a banda sonora e outra pessoa lia a estória, fez isso numa sala de teatro muito conhecida em Lisboa.
Assim, posso-vos dizer que o músico Sérgio Pelágio é que nos procurou e abraçou o nosso projeto por causa de uma das nossas estórias, depois produziu as músicas sem ver as imagens/ilustrações dessa mesma estória. Quem quiser, pode ouvir esse trabalho no CD que acompanha o livro “Enquanto o meu cabelo crescia…” .
No final da sessão com a ilustradora, os alunos tiveram a oportunidade de lhe entregar uma lembrança (pintura em tela com um desenho deste livro) em representação da nossa escola, sendo que a ilustradora Madalena Matoso enalteceu os trabalhos elaborados por todos os alunos da escola, afirmando que a escola estava muito bonita graças aos bonitos trabalhos produzidos. "Estão todos de parabéns!".
 
A turma do 4ºB agradece à avó Gina (avó da aluna Anabela) pela sua colaboração no projeto da turma "Da solidariedade se faz Arte", pois de uma iniciativa de caráter social da turma nasceu este projeto que deu a oportunidade dos alunos experimentarem o desenho e a pintura numa tela, graças à experiência da avó Gina no campo da pintura. Os alunos abraçaram a oportunidade e já começaram a elaborar os seus trabalhos, sendo que um deles foi entregue, pessoalmente, à ilustradora Madalena Matoso. Esperemos que tenha gostado!...



quinta-feira, 7 de junho de 2012

Madalena Matoso

Dia 8 de junho, receberemos na nossa escola a ilustradora Madalena Matoso, vencedora do prémio Nacional da Ilustração em 2008.


Apresentamos os títulos de alguns dos seus trabalhos:

O meu vizinho é um cão - Planeta Tangerina
Uma mesa é uma mesa. Será? - Planeta Tangerina
A charada da bicharada - Texto
Todos fazemos tudo - Planeta Tangerina
Nunca vi uma bicicleta e os patos não me largam - Planeta Tangerina
Para onde vamos quando desaparecemos? - Planeta Tangerina
O elefante diferente - Caminho


Valter Hugo Mãe


Valter Hugo Mãe, escritor do livro " As mais belas coisas do mundo" lido aos alunos do 4ª ano está, hoje, no programa " 5 para a meia noite" no canal 1 da RTP.
As Mais Belas Coisas do Mundo