quarta-feira, 30 de maio de 2012

BIO RETIRO JUNIOR


Clique aqui para consultar o Programa
Preço: 100 euros

terça-feira, 29 de maio de 2012

Datas e Matrizes das Fichas de Avaliação Sumativa - 3.º Período

Neste espaço poderá ter acesso às datas das fichas de avaliação do 3º período do calendário escolar, bem como tomar conhecimento dos conteúdos programáticos que constarão nas fichas das diferentes áreas disciplinares curriculares.

4º ano de escolaridade

Conteúdos programáticos das áreas disciplinares - Clique aqui para ver o documento

quinta-feira, 24 de maio de 2012

ELETROPOUPAS- Projeto Uso Racional da Energia-

turma B do 4º ano de escolaridade tem vindo a realizar um trabalho de projeto junto das restantes turmas do 1º Ciclo no sentido de sensibilizar os alunos, os professores e a restante comunidade educativa para o problema geral do uso incorreto que, por vezes, fazemos da energia elétrica na escola durante o horário escolar.  Na semana passada, as equipas ELETROPOUPAS (2alunos por turma)supervisionaram as salas de aula do 1º ciclo e foram avaliando o uso que cada turma fez da eletricidade, tendo-se obtido os seguintes resultados até ao momento:






Neste momento estamos a avaliar os resultados obtidos nas diferentes turmas e o trabalho de supervisão dos ELETROPOUPAS ainda continua junto de algumas turmas. Já começámos, contudo, a realizar algumas sessões de sensibilização junto das turmas do 2º ano de escolaridade, onde as equipas ELETROPOUPAS têm a oportunidade de alertar os outros colegas para o uso correto e incorreto que registaram na semana transata, distribuindo-lhes folhetos com dicas para poupar e reduzir o consumo de energia elétrica na escola e em casa. Nestas sessões de sensibilização para o uso racional da energia, os alunos da escola têm a oportunidade de visualizar e explorar alguma da informação e dos recursos disponíveis em:


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Decorreu, na passado mês de abril, na nossa biblioteca, a atividade " Deixem-me contar" da responsabilidade da professora bibliotecária. Todas as turmas vieram ouvir uma estória. 

Será que gostaram?  

Sala Azul a ouvir a estória " O Sonho de Evaristo"

terça-feira, 15 de maio de 2012

Festa da música - 26 de maio

Os ensaios já começaram...

domingo, 13 de maio de 2012

Sorteio - Pintura D'Avó -


14 maio - Pão, Cake e Suminho -

No próximo dia 14 de maio, a turma do 4ºB irá realizar, novamente, a atividade do dia do “Pão, Cake e Suminho”. Nesse dia poderás comprar na escola o teu lanche saudável, PÃO fresco com conduto (manteiga, fiambre, chourição ou queijo), BOLO à fatia fresco e caseiro, e beber um SUMO 100% natural (laranja ou limão) ou um chá.
Colabora e participa nesta 3ª iniciativa do 4ºB… tudo por uma alimentação saudável e a pensar em ti!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Na nossa escola está a exposição "A EUROPA NUM METRO QUADRADO", a qual procura dar a conhecer algumas informações úteis sobre a União Europeia e os 27 países que fazem parte desta comunidade.
Todos os anos, a Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com diversas entidades, promove a comemoração do Dia da Europa - 9 de Maio -.  Nós, com esta exposição, também nos queremos associar a estas comemorações.
Visita este espaço e comemora connosco o Dia da Europa!

sábado, 5 de maio de 2012

Provas de Aferição 2011/12

As provas nacionais de aferição, de acordo com os despachos n.º 2351/2007 e 10534/201, deverão ser aplicadas, anualmente, no final do 1.º ciclo do ensino básico e são dirigidas a todos os alunos do 4º ano de escolaridade. Assim sendo, mais informamos que as provas nacionais de aferição 2012 serão nos dias:

Nestes dias, só haverá aulas no período das 13h45m às 17h30m, sendo que o serviço de refeitório servirá refeições, somente, aos alunos do Ensino Pré-Escolar, aos alunos do 4ºano e àqueles que frequentam o espaço de ATL deste estabelecimento de ensino. Gratos pela vossa atenção.

DIA DA MÃE

A mãe é uma árvore
e eu uma flor.

A mãe tem olhos altos como estrelas.
Os seus cabelos brilham
como o sol.

A mãe faz coisas mágicas:
transforma farinha e ovos
em bolos, linhas em camisolas, trabalho em dinheiro.

A mãe tem mais força que o vento:
carrega sacos e sacos
do supermercado
e ainda me carrega a mim.

A mãe quando canta
tem um pássaro na garganta.

A mãe conhece o bem e o mal.
Diz que é bem partir pinhões
e partir copos é mal.
Eu acho tudo igual.

A mãe sabe para onde vão
todos os autocarros,
descobre as histórias que contam
as letras dos livros.

A mãe tem na barriga um ninho.
É lá que guarda
o meu irmãozinho.

A mãe
podia ser só minha.
Mas tenho de a emprestar
a tanta gente…

A mãe à noite descasca batatas.
Eu desenho caras nelas
e a cara mais linda
é da minha mãe.

Luísa Ducla Soares, in Poemas da Mentira e da Verdade

sexta-feira, 4 de maio de 2012

CIÊNCIA DIVERTIDA - MAGNETISMO

SERÁ QUE CONSEGUES TIRAR OBJETOS DE UM COPO SEM METERES LÁ A MÃO?

Objetos

Eletromagnetismo

Magnetismo