domingo, 10 de junho de 2012

Um dia com Madalena Matoso...

No dia 8 de junho tivemos a visita da ilustradora Madalena Matoso na nossa escola, tendo havido um momento para cada turma ter contato direto com a ilustradora. Nesse momento de partilha houve oportunidade para fazer perguntas, dialogar sobre os livros que já ilustrou, novos projetos e trabalhos, e até para contar algumas estórias, desde as obras literárias, passando por alguns episódios da vida pessoal e profissional relacionados com as ilustrações e as estórias dos seus livros. Houve, ainda, a possibilidade de compreender o processo que envolve a ilustração de um livro e o seu fabrico nas editoras.
A turma B do 4º ano de escolaridade colocou algumas perguntas e obteve as seguintes respostas da ilustradora Madalena Matoso:

Em que se inspirou para escrever este livro? Será que foi no seu cabelo ou faz parte de alguma novela da sua vida?
“Enquanto o meu cabelo crescia…” é uma estória sobre cabeleireiros, pois há um episódio da minha vida em que tive o desgosto de cortar o meu cabelo curtinho…

Está a pensar continuar a novela  “Enquanto o meu cabelo crescia…”?
Talvez... vocês gostaram dessa novela? Há ideias e projetos em carteira, mas posso propor a continuidade desta novela.


Por que motivo escolheram as músicas de Sérgio Pelágio? Quem é este músico e como se conheceram?
O Sérgio Pelágio é um guitarrista que procurou o nosso projeto, pois ele, na altura, estava a desenvolver um trabalho cénico em termos de teatro, necessitando de encontrar uma estória para depois realizar um trabalho em que articulasse a música com a literatura. Ele tocava a banda sonora e outra pessoa lia a estória, fez isso numa sala de teatro muito conhecida em Lisboa.
Assim, posso-vos dizer que o músico Sérgio Pelágio é que nos procurou e abraçou o nosso projeto por causa de uma das nossas estórias, depois produziu as músicas sem ver as imagens/ilustrações dessa mesma estória. Quem quiser, pode ouvir esse trabalho no CD que acompanha o livro “Enquanto o meu cabelo crescia…” .
No final da sessão com a ilustradora, os alunos tiveram a oportunidade de lhe entregar uma lembrança (pintura em tela com um desenho deste livro) em representação da nossa escola, sendo que a ilustradora Madalena Matoso enalteceu os trabalhos elaborados por todos os alunos da escola, afirmando que a escola estava muito bonita graças aos bonitos trabalhos produzidos. "Estão todos de parabéns!".
 
A turma do 4ºB agradece à avó Gina (avó da aluna Anabela) pela sua colaboração no projeto da turma "Da solidariedade se faz Arte", pois de uma iniciativa de caráter social da turma nasceu este projeto que deu a oportunidade dos alunos experimentarem o desenho e a pintura numa tela, graças à experiência da avó Gina no campo da pintura. Os alunos abraçaram a oportunidade e já começaram a elaborar os seus trabalhos, sendo que um deles foi entregue, pessoalmente, à ilustradora Madalena Matoso. Esperemos que tenha gostado!...



1 comentário:

  1. Olá a todos!

    Obrigada pelo dia tão bom que passei na vossa escola.

    Um grande abraço
    madalena

    ResponderEliminar